Formação

Dirigido pela 2B - Centro de estudos

Formação Certificada

Formação Contínua | Formação à medida individualizada

Regulamento Interno

sabiUs – formação profissional

O funcionamento global das atividades formativas promovidas pela 2B - centro de estudos, Lda., doravante designada por sabiUs (marca comercial), obedecem ao regulamento abaixo descrito. A participação na formação pressupõe o conhecimento e a aceitação integral deste regulamento por parte dos formandos e formadores.


 CAPÍTULO I – POLÍTICA E ESTRATÉGIA

Art.º 1 - Âmbito

Com mais de 6 anos de apoio educativo, contando com uma comunidade de mais de 200 ex-alunos, o SabiUs pretende evoluir abarcando a área da formação profissional. É política do sabiUs desenvolver atividade formativa de excelência em áreas temáticas de línguas, informática e comércio dirigida a pessoas individuais ou coletivas com necessidades de qualificação e desenvolvimento pessoal e/ou profissional.

Os cursos promovidos pelo SabiUs são concebidos por uma equipa pedagógica multidisciplinar e com grande experiência técnica. Os conteúdos são apresentados sumariamente no site da internet em www.sabius.com.pt

 

 CAPÍTULO II – INSCRIÇÃO

Art.º2 – Formas de Inscrição

As pré-inscrições podem ser realizadas até 2 semanas antes do início da formação, presencialmente ou através de e-mail ou contacto telefónico.

A inscrição tornar-se-á definitiva, após o preenchimento e envio da ficha para os serviços administrativos, bem como pelo pagamento do valor definido a título de inscrição (sem o qual a inscrição não será considerada válida). O número de participantes por cada ação de formação é limitado e definido na ficha da ação.

Art.º 3 – Seleção dos Candidatos

Os participantes são selecionados para as respetivas ações de formação consoante o cumprimento dos requisitos definidos para a frequência das mesmas, nomeadamente as habilitações académicas, experiência profissional, conhecimento prévio necessário e motivação para a realização da formação. As inscrições são também consideradas por ordem de chegada

Art.º 4 – Pagamentos, Confirmações e Cancelamentos

Os valores a pagar no ato da inscrição são publicitados e indicados aquando da inscrição. O pagamento pode ser efetuado através de numerário junto dos serviços administrativos, assim como por cheque ou transferência bancária. A participação na formação é condicionada ao pagamento prévio da inscrição, pelo que o mesmo deverá ser regularizado na totalidade até à data de início da mesma. O sabiUs reserva-se ao direito de cancelar a ação, até dois dias úteis anteriores à sua realização, caso não exista um número mínimo de participantes, ou por qualquer outra razão que impeça a realização da mesma. O cancelamento é comunicado a todos os participantes inscritos, sendo mantida a inscrição para a próxima edição ou reembolsado o valor da inscrição, de acordo com a opção pretendida pelo candidato.

Art.º 5 – Desistências, Devoluções e Substituições

Qualquer desistência por parte dos formandos, deverá ser comunicada ao sabiUs, assim que o impedimento ocorra, assinalando o facto e as razões que estiveram na origem da mesma.

Se a desistência ocorrer até cinco dias úteis antes do início da formação, o valor já pago será transferido para outra edição ou reembolsado, de acordo com a opção pretendida pelo candidato.

Caso a desistência ocorra no período de quatro dias úteis até à data de início da formação, independentemente das razões que originam a desistência, o sabiUs procederá à retenção de 25% do valor já pago, como forma de compensação pelas despesas já incorridas.

Desistências verificadas após ter iniciado a formação, darão origem à retenção total do valor pago como forma de compensação pelas despesas já incorridas.

 

CAPÍTULO III - CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO

Art.º 6 – Condições de Frequência

Os formandos têm direito a:

·         Participar na ação de formação, de acordo com os conteúdos programáticos e metodologias definidos e divulgados;

·         Receber toda a documentação de apoio à formação;

·         Receber, no final da ação de formação, um certificado de formação profissional, desde que se verifiquem os seguintes pressupostos:

o  Apresente uma assiduidade igual ou superior a 90% relativamente à duração total, em horas, do curso;

o  Obtenha uma avaliação final com nota positiva.

 

·           Participar na avaliação da ação nomeadamente, através do preenchimento de questionários concebidos para o efeito;

·           Apresentar à coordenação qualquer tipo de reclamações, sugestões ou testemunhos relativos ao processo formativo em que se encontra envolvido;

·           Receber informação e orientação profissional, sempre que o solicite;

·           Faltar às sessões de formação, sem perderem direito à permanência no curso, desde que o total de faltas não exceda 10% do total das sessões e sejam justificadas.

 

Os formandos devem:

·           Entregar a documentação necessária para a formalização da inscrição definitiva no curso;

·           Frequentar com assiduidade e pontualidade o curso, participando nas sessões conforme o plano de ação divulgado;

·           Prestar as provas de avaliação da aprendizagem que venham a ser propostas durante a formação, bem como colaborar na avaliação da ação, nomeadamente através do preenchimento de questionários para o efeito;

·           Zelar pela conservação e boa utilização dos bens e instalações associadas ao curso bem como abster-se da prática de qualquer ato do qual possa resultar prejuízo ou descrédito para o sabiUs;

·           Suportar os custos de substituição ou reparação dos equipamentos que inutilizar durante a ação de formação, sempre que os danos produzidos resultem de comportamento doloso ou gravemente negligente;

·           Acatar as normas internas e os procedimentos definidos para o bom funcionamento da ação de formação.

Art.º 7 – Local de realização

O local de realização da formação é o indicado aquando da sua divulgação. Quando, por razões alheias à sua vontade e a si não imputáveis, o sabiUs não puder cumprir integralmente a ação no local previsto, poderá proceder aos convenientes ajustamentos, sendo esse facto previamente e logo que possível comunicado aos formandos. Eventuais alterações não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização

Art.º 8 – Datas e Horário

As datas e horários são definidos especificamente para cada ação, sendo divulgados e comunicadas aos participantes inscritos antes do início da formação. Qualquer alteração será comunicada pelo sabiUs com a antecedência mínima de 2 dias. Quando, por razões alheias à sua vontade e a si não imputáveis, o sabiUs não puder cumprir integralmente o plano de ação previsto, poderá proceder aos convenientes ajustamentos, sendo esse facto previamente logo que possível comunicado aos formandos. Eventuais alterações não conferem ao formando o direito a qualquer indemnização

Art.º 9 – Direito de Reserva

sabiUs reserva-se no direito de proceder à alteração de formadores, local ou horário de realização da formação, desde que isso não inviabilize os objetivos da ação, comprometendo-se nestes casos, a comunicar as alterações ocorridas com a antecedência máxima possível.

Art.º 10 – Avaliação

A avaliação é um processo inerente a todo e qualquer processo formativo e tem como finalidade validar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos formandos durante a formação e após a sua conclusão.

Os resultados obtidos são por isso de extrema relevância para o processo formativo.

Avaliação da Satisfação/Reação

Via recolher informação útil sobre a adequabilidade do processo formativo (utilidade da formação, desempenho dos formadores, os meios, etc…) na perspetiva dos formandos e formadores.

Avaliação da Aprendizagem

Avalia o nível de conhecimentos e competências adquiridas por parte dos formandos, incidindo sobre os objetivos de aprendizagem e permitindo assim verificar os saberes adquiridos ao longo da formação.

Da avaliação da aprendizagem dos formandos resulta uma avaliação qualitativa e quantitativa, expressa de acordo com a escala seguinte: Muito Insuficiente, Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom).

Avaliação diagnóstica

Em alguns cursos (por ex. informática) é realizada a aplicação de um teste diagnóstico,

           para verificação dos pré-requisitos e aconselhamento do nível de formação mais adequado.

Art.º 11 – Certificação

No final da ação de formação, é emitido um certificado de frequência de formação profissional (quando não exista avaliação de aprendizagem) ou um certificado de formação profissional do SIGO, nos termos da legislação em vigor.

 

CAPÍTULO IV - INTERRUPÇÕES E POSSIBILIDADE DE REPETIÇÕES

Art.º 12 – Interrupções

Na eventualidade de, por motivo imprevisto, ser imperativo a interrupção da ação de formação, o sabiUs avisará de imediato os formandos, retomando a ação logo que o impedimento termine e em datas a combinar com os intervenientes da ação de formação. No caso de um formando ficar impedido de completar a ação de formação, por causa não imputável (ex: doença, acidente) e devidamente comprovada, pode repetir a ação de formação, numa edição posterior e caso a  mesma ocorra.

Art.º 13 – Cancelamento e adiamento

Em caso de cancelamento e/ou adiamento, o sabiUs deve contactar todos os participantes, com a antecedência possível, informando-os desse facto e da causa de tal situação ou da nova data agendada (em conformidade com o descrito artº 8).

 

CAPÍTULO V - RECLAMAÇÕES

Art.º 14 – Formalização de queixas e reclamações

O formando, quando assim o entender, pode apresentar uma reclamação junto do formador e/ou da gestora de formação, verbalmente ou preenchendo o formulário próprio, no prazo máximo de 15 dias após a ocorrência do facto que motiva a reclamação.

Art.º 15 – Resposta a queixas/reclamações

A reclamação é confidencial e será apreciada pela gestora de formação nos termos do presente regulamento. A gestora de formação comunicará a sua resolução ao formando, preferencialmente por escrito, no prazo máximo de 15 dias.

 

CAPÍTULO VI - DESCRIÇÃO GENÉRICA DAS RESPONSABILIDADES

Art.º 16 - Direção Geral

A direção geral é o órgão estratégico de gestão e administração que superintende a todos os outros órgãos.

Art.º 17 – Gestor de Formação

O Gestor de Formação é responsável pela política de formação, pelo planeamento, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano de atividades, pela gestão dos recursos afetos à atividade formativa e pelas relações externas respeitantes à mesma.

Art.º 18 – Formadores

O formador é o profissional indicado pelo gestor de formação para dinamizar a ação de formação. Colabora na definição das intervenções formativas e na elaboração do respetivo planeamento, bem como prepara e avalia as sessões. Presta apoio técnico na sua área de intervenção.

Art.º 19 – Técnico Administrativo e de Atendimento

É o responsável pelo desenvolvimento de outras atividades que contribuem para o sucesso da formação, nomeadamente apoio administrativo e atendimento permanente. Em articulação com o gestor de formação, apoia a estruturação dos dossiers pedagógicos e toda a documentação necessária.

 

CAPÍTULO VII - DISPOSIÇÕES FINAIS

Art.º 20 – Sugestões e Dúvidas

As sugestões ou dúvidas suscitadas na interpretação deste regulamento deverão ser esclarecidas junto da gestora de formação do sabiUs. Os intervenientes na formação podem a qualquer momento apresentar junto aos elementos representantes do sabiUs as suas sugestões de melhoria.

Art.º 21 – Omissões

As eventuais situações que se encontrem omissas no presente regulamento serão objeto de tratamento e decisão por parte da direção do sabiUs.

Termos e condições
ASPETOS GERAIS
A utilização do Site atribui automaticamente a condição de Utilizador e implica a aceitação, plena e sem reservas, de todas as disposições incluídas nos Termos e Condições, na versão vigente em cada momento em que acede ao Site. Se não aceitar integralmente qualquer uma das condições estabelecidas, não deverá aceder/utilizar o nosso Site. Ao consultar, utilizar ou descarregar o conteúdo do Site, está a comprometer-se a respeitar as condições estabelecidas neste documento.
O Utilizador poderá utilizar o Site, sem necessidade de qualquer registo. No entanto, algumas das funcionalidades do Site poderão encontrar-se dependentes de registo.


FUNCIONALIDADES DO SITE


Utilizador Registado

De forma a aceder a mais funcionalidades, o Utilizador poderá registar-se no Site.
O Utilizador deve preencher um formulário, no qual, para além de elementos opcionais, deverá indicar obrigatoriamente os seguintes dados:
- Primeiro e Último nome;
- Endereço de correio eletrónico;
- Palavra-chave.

Toda a informação prestada pelo Utilizador deverá ser correta e verdadeira. O Utilizador deve atualizar a informação facultada, sempre que esta sofra quaisquer alterações. O Utilizador responsabiliza-se exclusivamente por quaisquer declarações falsas, incompletas ou incorretas que preste e pelos prejuízos que estas possam provocar à empresa ou a terceiros, com a informação que faculte.
Não seremos responsáveis por eventuais danos decorrentes do uso indevido ou negligente da palavra-chave definida pelo Utilizador para acesso à sua conta. O Utilizador deverá assegurar a confidencialidade da respetiva palavra-chave.

Funcionalidades da Conta
O Utilizador Registado terá acesso a uma área pessoal, com os dados que tiver indicado no momento do registo.
Através do registo, o Utilizador poderá aceder aos dados da sua conta e proceder à sua alteração ou eliminação definitiva. Pode consultar as suas encomendas, devoluções e comunicações com a empresa.

Catálogo de Produtos (Loja online)
No Site encontram-se disponíveis os produtos comercializados pela Sabius com sede Avenida Campo das Laranjeiras, 44 4580-058 Paredes, com o NIF 510139086. A informação sobre os produtos apresentada no Site destina-se apenas a fornecer um breve resumo informativo para melhor conveniência e informação do visitante.
Tomamos todas as providências para garantir que as informações e os dados contidos no Site são precisos e atualizados, aquando da sua introdução no mesmo. No entanto, não é garantida a atualização ou correção destas informações. Não damos qualquer garantia, expressa ou implícita, quanto à exatidão ou integridade de qualquer informação (incluindo informação sobre bens e serviços) incluída no Site.
Reservamos o direito de alterar, apagar ou mover qualquer informação no Site, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Os Utilizadores aceitam e reconhecem expressamente que:
- As fotografias apresentadas no Site têm caráter meramente ilustrativo, devendo os Utilizadores consultar informação detalhada sobre os produtos e as respetivas caraterísticas/especificações;
- O preço exposto é o preço recomendado, podendo, contudo, existir erros ortográficos aos quais não podemos garantir o fornecimento caso seja essa a situação;
- Faremos todos os esforços razoáveis para incluir informação exata e atualizada sobre os produtos no Site. Não obstante, não o podemos garantir;
- Não garantimos a existência em stock dos artigos incluídos no Site, nem tão pouco assumimos a responsabilidade por artigos descontinuados.


DADOS PESSOAIS E SEGURANÇA DE DADOS
Por favor consulte a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.


PROPRIEDADE INTELECTUAL
Salvo disposição em contrário, os conteúdos do site, texto, gráficos, fotografias tem direitos reservados à empresa, sendo proibida a sua utilização, com fins comerciais ou não.


LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
O Utilizador será responsável pelo conteúdo da informação enviada ou transmitida para o Site.
É do conhecimento do Utilizador que a utilização do Site poderá não ser 100% segura, existindo a possibilidade das informações enviadas/recebidas serem intercetadas por partes não autorizadas, não sendo a empresa responsável por falhas na segurança das comunicações e não assumindo qualquer responsabilidade pelo uso indevido da sua informação por terceiros.
O Utilizador reconhece que o acesso e utilização do Site poderá sofrer interrupções e que a informação do Site pode conter bugs, erros, falhas técnicas, problemas ou outras limitações. O Site pode conter ligações para outras páginas eletrónicas ou ser acedido através de outras páginas eletrónicas. Não pode a empresa ser responsabilizada pelas mesmas, nomeadamente pelo controlo dos conteúdos, disponibilidade, operacionalidade ou desempenho.
Nos termos máximos permitidos por lei, a empresa exclui qualquer responsabilidade, direta ou indireta, pela utilização do Site.


DISPOSIÇÕES FINAIS
No caso de violação dos presentes Termos e Condições, reservamos o direito de exercer toda e qualquer ação legalmente prevista. Além disso, reservamos o direito de, discricionariamente, dar como terminado o acesso ou utilização do Site, com ou sem notificação do Utilizador.
Os Termos e Condições de utilização do Site são regulados de acordo com as leis em vigor.
Se qualquer provisão aqui descrita for considerada ilegal, nula, ou por qualquer razão inexequível, essa provisão será eliminada ou reduzida nos termos da lei, não afetando a validade e exequibilidade das restantes provisões.
Reservamos o direito de alterar os presentes Termos e Condições sem aviso prévio. O Utilizador está vinculado à versão dos Termos e Condições no momento da sua utilização, pelo que recomendamos a sua consulta periódica.

Política de Privacidade
Respeitamos a sua privacidade e agradecemos a confiança que deposita em nós. Nesta Política de Privacidade explicamos quem somos, para que finalidades podemos usar os seus dados, como os tratamos, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, bem como as formas de entrar em contacto connosco e de exercer os seus direitos.
Os seus dados serão tratados por Sabius, NIF 510139086, com sede em Avenida Campo das Laranjeiras, 44 4580-058 Paredes, doravante "nós". Esta sociedade é a responsável pelo tratamento de dados pessoais no cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.
Para as questões relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais deverá contactar-nos através do seguinte email: joao@weasy.io

Porque precisamos da sua informação?
Nós trataremos os seus dados pessoais com as finalidades de gestão de clientes e marketing.
A informação que nos disponibiliza destina-se apenas a prestar-lhe um serviço mais adequado às suas características e necessidades. Como tal, e para efeitos de entrega de encomendas e contatos do Apoio ao Cliente, desde já informamos que os seus dados de contacto e morada serão transmitidos às empresas transportadoras e a prestadores de serviços subcontratadas para a realização dos serviços contratados pelos seus clientes.
Trataremos os seus dados para lhe enviar informações sobre produtos e serviços.
Este tratamento de dados será realizado apenas com o seu consentimento, prestado no momento de registo. Caso consinta, receberá comunicações de marketing através de e-mail e SMS.

O consentimento para o tratamento de dados pessoais para efeitos de marketing direto pode ser revogado em qualquer altura.
Os seus dados serão conservados até que pretenda a sua eliminação.
Política de Cookies
COMO UTILIZAMOS AS COOKIES

As cookies são utilizadas para melhorar o nosso serviço. Algumas das cookies são essenciais para garantir as funcionalidades disponibilizadas, enquanto outras são destinadas a melhorar o desempenho e a experiência do utilizador.

As cookies essenciais destinam-se a:
- lembrar o que adiciona ao carrinho
- lembrar o seu progresso na encomenda

As cookies funcionais destinam-se a:
- lembrar os dados da sua conta
- garantir que a sua ligação é segura
- garantir que o sítio web é mostrado de forma consistente
- oferecer suporte através de chat

As cookies de desempenho destinam-se a:
- melhorar o desempenho do sítio web reduzindo o número de loads das páginas que visita
- melhorar a experiência do utilizador

As cookies de segmentação destinam-se a:
- permitir que partilhe e goste nas redes sociais
- enviar informação a outros sítios web para personalizar a publicidade mostrada.


EXEMPLOS DE UTILIZAÇÃO DAS COOKIES

As cookies são utilizadas para melhorar o serviço que lhe é prestado, como por exemplo:
- possibilitar a utilização de alguns serviços como o pagamento, que não seria possível sem as cookies
- permitir que um serviço reconheça o seu dispositivo para que não tenha de fornecer constantemente os mesmos dados
- reconhecer que já forneceu um nome de utilizador e palavra-passe quando ligado à área de cliente para que não tenha de o fazer sempre que consulta uma página
- contabillizar quantas pessoas estão a utilizar um serviço, permitindo assim garantir que a utilização é rápida
- analisar dados que nos permita saber como utiliza os serviços para que os possamos melhorar

Se não permitir que o sítio web utilize cookies, algumas páginas e funcionalidades não vão funcionar como esperado. Como exemplo, não poderá utilizar a lista de compras.
Se deseja apagar as cookies que já se encontram no seu computador, consulte a secção de "Ajuda" do seu navegador de internet.
Poderá ainda saber mais informações sobre cookies e como as gerir no sítio http://www.aboutcookies.org (Inglês) ou consulte a secção "Ajuda" do seu navegador de internet.